Sugestões da Colher-de-Pau para uma Casa Limpa e Organizada

Decidi partilhar convosco um post porreiro e que pode dar imensa ajuda...
A mim deu-me algumas dicas :O)
Os creditos sao da nossa amiga Colher-de-Pau

Não há nada melhor do que sermos organizados e conseguirmos manter a nossa casa apresentável e relativamente limpa todos os dias. Para isso basta ter alguma disciplina e criar algumas regras. Com a rotina tudo se tornará mais simples e a sua casa uma espaço muito mais feliz onde vai queres estar.
Cá em casa é impensável sair de casa com a cama por fazer ou não arrumar a cozinha logo após o jantar. São pequenos gesto que fazem toda a diferença no dia-a-dia agitado. Aqui ficam algumas sugestões que poderão ajudar a implementar uma rotina também em sua casa-

1 – Não sai de casa sem fazer a cama

Basta fazer a cama para um quarto parecer automaticamente mais organizado e arrumado. E para mim este é um dos hábitos mais importantes e que de deve implementar desde cedo.

2 – Arrume a cozinha todos os dias depois do jantar

Depois de preparar o jantar, não deixe a cozinha desarrumada para o dia seguinte. Lave a louça ou coloque-a na máquina. Limpe o fogão passando um pano húmido e varra a cozinha. Vai ver que quando for altura de uma limpeza mais profunda tudo será mais rápido e simples.

3 – Não acumule máquinas para fazer no fim de semana

Tal como muitas outras coisas, é muito mais simples ir fazendo máquinas de roupa à medida que vai enchendo o cesto da roupa, do que deixar tudo para lavar durante o fim de semana. Não acumule e vá lavando o que for necessário durante a semana. Aproveite também para ir passando a roupa e não deixe acumular. Custa muito menos passar 1 máquina dia sim dia não, do que ter 4 máquinas de roupa para saber durante um sábado à tarde em que poderia estar a fazer outras coisas.

4 –Limpezas regulares

Também nas casas de banho não deixe tudo para a limpeza semanal. Durante a semana vá passando toalhitas de limpeza para eliminar a sujidade das pastas de dentes ou do creme da barba nas bacias e torneiras. Aproveite e passe também a swiffer no chão para apanhar cabelos e outras sujidades.

5- Antes de se deitar arrume a sala

Quando apaga a televisão e finalmente vai para a cama, sacuda as almofadas do sofá e coloque-as no sítio. Arrume e dobre a manta. Leve a louça suja para a cozinha e coloque-a na máquina. Empilhe as revistas em vez de as ter espalhadas e junte os papeis todos num sítio.

6- Limpar o pó e a  regra dos 15 minutos

O pó vai-se acumulando durante toda a semana. Para evitar passar um dia inteiro nas limpezas, aproveite 15 minutos todos os dias para limpar o pó de uma das divisões da casa. Hoje a sala, amanhã o quarto e depois o escritório. Se lhe sobrar tempo aproveite ainda para aspirar.

7 – Incentive as crianças a arrumarem as suas coisas

Ensine os seus filhos a manterem também o quartos deles organizados. A arrumarem os brinquedos diariamente. A manterem a secretária organizada e a roupa nos devidos lugares. Ensine-os a colocarem a roupa suja para lavar e a arrumarem a roupa deles depois de usada e a fazerem a cama todos os dias.

8 – Papeis no lugar

Para além das limpezas, é também usual perdermos muito tempo em arrumações. Se for mais organizado com os seus papeis poderá ganhar muito tempo. Tente não acumular. Arrume os seus papeis no sítio certo em vez de os acumular na secretária. Deite fora o correio que não interessa (publicidades e panfletos sem interesse) e arquive o que tem de ser arquivado: contas e outros documentos importantes. Na altura de limpar não vai perder 2 horas a arrumar papeis!

9 – Faça um pouco cada dia em vez de gastar um dia do fim de semana em limpezas

Em vez de deixar as limpezas para o fim de semana – isto se não tiver alguém que a ajuda com esta tarefa – tente algo de novo. Todos os dias limpe uma divisão da casa. Às Segundas as casas de banho, à terça a cozinha, à quarta os quartos , à quinta o escritório e à sexta a sala. Deixe assim de ocupar o fim de semana com estas tarefas e dedique mais tempo a usufruir da sua casa e da sua família.

10 – Organize um horário e esquema de Limpezas

Comece por estabelecer um esquema e um horário para organizar as suas tarefas de modo a poder fazer um pouco em cada dia e mesmo assim ter tempo para si e para a sua família. Inclua o marido e as crianças. Certamente que haverá tarefas para todos e a partilhar tudo será mais simples e rápido.

0 Comments